9 fev

Aeroporto Municipal de Afuá: um elemento de uso comunitário e divisor físico da cidade

Afuá está localizada em uma das ilhas que formam o imenso arquipélago do Marajó, no estado do Pará. Com uma população de tradições ribeirinhas, a cidade, que cresceu ao longo das margens do Rio Amazonas, é conhecida pela elevação das moradias e dos passeios por palafitas, além da relação intima que a comunidade possui com o ciclo das marés do rio, fazendo deste o seu principal meio de ligação com as demais localidades da região. Porém, esta não é a única forma de interação da cidade com outras áreas próximas, o Aeroporto Municipal de Afuá, batizado de Edmundo de Souza Pinheiro, representa um importante símbolo, não apenas referente à locomoção, mas também de utilização da sociedade como um local de prática de esportes e lazer, além de ser um marco que divide fisicamente o município em centro e periferia, tornando-o peculiar dentre a destinação de utilização dos aeroportos em geral e um elemento de claro valor.

Diagrama da localização do aeroporto e o seu entorno.

De acordo com Ashford (1996), a definição de um aeroporto é dada por uma área dotada de infra-estrutura e serviços necessários para o atendimento de aterrissagens e decolagens de aviões. No aeroporto de Afuá essa definição vai além, como comparou o arquiteto inglês Lord Norman Foster, quando disse que o aeroporto é como as portas de entrada das cidades medievais, ou seja, locais de pontos de troca, de comércio e de conhecimento de outras raças e culturas (FOSTER apud PARADA, 2009), em Afuá, as relações observadas no aeroporto direcionam-se a um espaço de convivência da sociedade local, principalmente quando refere-se à prática de esportes no período do verão, quando a pista encontra-se sempre seca, em que as pessoas caminham e correm, e em alguns pontos são improvisados pequenas quadras de futebol, e mesmo no inverno a pista continua sendo bastante utilizada, ainda que por vezes encontre-se parcialmente submersa, onde as crianças brincam na água rasa e competem corridas com os aviões que pousam ou decolam.

Além disso, como afirma a arquiteta Cristina Mehrtens (2001), “No aeroporto, assim como na cidade, a principal razão de ser situa-se na necessidade das pessoas estarem juntas a fim de orientar suas vidas. As cidades podem parecer irracionais, caóticas e desordenadas, mas são estas as características que permitem a certos lugares tornarem-se locais de interações comunitárias e espontâneas.”. Em Afuá, o aeroporto é visto como um marco de grande importância, pois remete à memória da comunidade, consolida uma identidade para a cidade, direciona à história do desenvolvimento da região e, além disso, permite a realização de uma relação espontânea e coletiva de socialização, incomum à maior parte dos aeroportos.

À esquerda localiza-se o edifício do aeroporto de Afuá e à direita a pista de pouso e decolagem. .

Outra característica particular do aeroporto de Afuá é sua localização no centro urbano da cidade, funcionando como um elemento físico que a divide em duas áreas distintas: centro e periferia. No centro, chamado localmente pelo nome da própria cidade, Afuá, encontra-se grande parte da área comercial, os principais equipamentos urbanos (escolas, hospital, delegacia, praças, etc.), a majestosa Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que demonstra a grande afetividade religiosa que a população possui, importantes órgãos públicos como a prefeitura e as secretarias, além das residências mais antigas da cidade. Já na periferia de Afuá, embora localizada a poucos metros do centro, é conhecida pela comunidade apenas pelo nome de Capim Marinho, e nela encontra-se também alguns importantes pontos da cidade como o estádio de futebol, o cemitério (que curiosamente possui todos os túmulos voltados para o Rio Marajózinho, um dos afluentes do Rio Amazonas), e com o recente crescimento desta área da cidade, hoje o Capim Marinho possui a maior parte da população de Afuá.

Imagens da relação do cemitério de Afuá com o rio

À esquerda o fluxo de pessoas na orla de Afuá e à direita o canal que adentra o Capim Marinho.

O Aeroporto Municipal de Afuá apesar de se localizar dentro de seu centro urbano, algo condenado pelos grandes mestres planejadores de cidades, faz deste empecilho uma de suas principais características, pois além de dividir o município em duas áreas diferentes, também exerce grande influência nos costumes da comunidade, tornando-o, portanto, totalmente vinculado à cidade e relacionado intimamente com o tecido urbano de Afuá. Pode-se, dessa forma, afirmar que o aeroporto assim como o Bicitáxi, o Festival do Camarão, o Círio de Nossa Senhora da Conceição, também é um marco inerente à cidade e um importante símbolo da cultura afuaense.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASHFORD, Norman. et al. Airport operations. 2ª ed. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1996.

FOSTER apud PARADA, Sergio Roberto. Aeroporto de Brasília, uma questão de arquitetura. 2009. Disponível em: www.iabdf.org.br/AEROPORTO_DE_BRASILIA_UMA_QUESTAO_DE_ARQUITETURA.pdf

MEHRTENS, Cristina – O aeroporto Nacional de Washington: um conto sobre aeroportos e arquitetos. 2001. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.014/865

comentários

Kamilla Barbosa 14/2/2011 - 21h 22

Ótimo projeto!
Parabéns. ;*

Paula MaggOT 19/2/2011 - 17h 42

Adorei a reportagem. Parabéns!
PS: não conheço Afuá, mas fiquei encantada com a beleza natural do lugar.

Katrícia Corrêa 27/2/2011 - 19h 39

Excelente trabalho! A cidade de Afuá tem uma diversidade incrível de características, que se tornam, na maioria, inconfundíveis. É extremamente importante que ela seja explorada na pesquisa, como foi feita por vocês. Parabéns!

Washington da Silva Souza 2/3/2011 - 18h 01

Excelentes imagens, parabéns. Gostaria que postassem outras imagens da veneza marajoara; moro em Macapá no Amapá e possuo parentes no município de Afua; terra com pessoas hospitaleiras e alegres. Que vontade de saborear novamente o camarão Pitú com farofa daquela regiao!

Pedro Lobato da Silva 3/3/2011 - 10h 19

Concordo com as palavras do Washington e acrescento… no TRAPICHÃO DO LOBATÃO, FRENTE AO AFUAZÃO, TOMAMDO UM CERVEJÃO.

Atila Ramos 7/3/2011 - 19h 05

Parabéns pela iniciativa e pelo Site muito bem elaborado, isso me da uma melhor visão sobre o afuá já que sou de fora do estado, me mostrou que um lugar cheio de encantos e muito bom de conhecer.

deixe seu comentário

* Seu comentário:


2 − two =