12 fev

Que vida boa!!!

A imagem da cidade desenhada pelo ribeirinho


A boa receptividade, o contato com a natureza, os movimentos culturais diversificados, o bicitáxi e a “Arquitetura Alegre”, são peculiaridades que fizeram da cidade de Afuá – PA, ser escolhida para o roteiro do Green Club.

Em nossa entrevista com a comunidade local, conversamos com a senhora Norma Suely, moradora da cidade há 28 anos, professora, casada e mãe de cinco filhos. Nesta conversa ela nos fala um pouco do modo de vida de quem reside nessa cidade amazônica.

1-Onde você nasceu ?

Norma: Na ilha de Marajó, na comunidade de são João Novo.

2- Por que você mudou para Afuá?

Norma: Mudar para Afuá foi a maneira de dar continuidade à minha educação.

3- Você gosta de morar em Afuá? Como é viver nessa Cidade?

Norma: Sim. Eu gosto de morar em Afuá porque é uma cidade hospitaleira, pacata e o custo de vida é muito bom. É uma terra boa de viver, pois aqui podemos desfrutar e ter um contato maior com a natureza. Por termos um maior contato com ela, por exemplo, bebemos o vinho de açaí natural, comemos camarão, tomamos banhos nos rios e igarapés, o clima é ameno, andamos de bicitáxi e bicicleta, e em conseqüência disso podemos respirar um ar mais puro, o que torna a vida das pessoas favorável a socialização.

A imagem da cidade desenhada pelo ribeirinho

4- Como as pessoas se divertem em Afuá?

Norma: Divertem-se através de atividades esportivas como: os torneios de futebol que ocorrem na cidade, temos, por exemplo, a “Copa Marajó” e o “ campeonato Afuaense” .Temos os bailes tradicionais como o “baile das flores” (este baile foi criado para debutantes que, ao completar 15 anos de idade são convidadas a desfilar com trajes de gala, para a população afuaense). São apresentadas serestas organizadas nas sextas-feiras, festas informais (grupos musicais de outros estados apresentam-se na cidade), os banhos dominicais que acontecem em balneários às margens dos rios.

"São apresentadas serestas organizadas nas sextas-feiras, festas informais (grupos musicais de outros estados apresentam-se na cidade), os banhos dominicais que acontecem em balneários às margens dos rios."

5-Como é a convivência com seus vizinhos?

Norma: Muito boa. Há muito tempo convivo com eles, não costumamos ter intrigas. São amigos, companheiros que se preocupam com meu bem-estar, existindo uma relação de amizade e afeto entre nós.

6- O que você pensa a respeito do afeto que os afuaenses têm com a moradia?

Norma: Nós Afuaenses gostamos de ter uma casa agradável, quem não gosta? Fazemos o possível para termos um lar bonito, dentro de nossas possibilidades financeiras.

7-Quais os movimentos culturais encontrados em Afuá?

Norma: Temos o Círio de Nossa Senhora da Conceição, que é um movimento religioso, acontece no ultimo domingo do mês de novembro, faz trajeto nos percursos, terrestre (pelas pontes), fluvial e aéreo. Realizamos a maior festa cultural da Ilha do Marajó, o Festival do Camarão, que ocorre na última semana de julho, neste evento há apresentações de bandas musicais locais e de outros estados, também ocorre a “batalha camaroeira” (os grupos culturais dos dois camarões: convencido e pavulagem, representando o camarão cru e o cozido, disputam o troféu, através  de apresentações corporais, lendárias, ao ritmo musical típico de Afuá: a lanceada.

Dentro do evento do Festival do Camarão acontece a Biciata, que consiste no desfile de bicitáxis, bicicletas e triciclos, e posterior disputa pelos prêmios de mais ornamentados, tendo como critérios originalidade, criatividade e regionalidade.

Neste período Afuá chega a receber cerca de 30 mil turistas, vindos principalmente de Macapá e Belém, e de outros estados do Brasil.

Dona Norma Suely é moradora do Afuá

comentários

Andressa Costa 16/2/2011 - 09h 18

Muito bom o texto, da para ter idéia do perfil dos moradores de Afuá…parabéns!! Continuem assim!

Camila-Florianópolis 5/3/2011 - 23h 01

Gostei muito desta matéria.Quem imaginaria que nosso povo da floresta vive bem e feliz…Este tipo de informação é muito importante e deve ser cultivado…

deixe seu comentário

* Seu comentário:


three + 4 =