17 jun

PROEAC/UNIFAP: integração entre Universidade e Comunidade.

Reitoria da Universidade Federal do Amapá, onde se localiza a PROEAC. Fonte: The Green Club.

A educação é um dos principais fatos que levam ao desenvolvimento de uma nação. Muitas pesquisas revelam que o investimento em capital humano (educação) é responsável por grande parte das diferenças de produtividade entre países. Segundo o economista Menezes-Filho (2001), um dos maiores problemas educacionais no Brasil é a baixa porcentagem de indivíduos com ensino médio que progride para o ensino superior.

No entanto, estudos recentes mostram uma melhora no nível educacional da população brasileira, embora essa melhora ainda tenha sido pequena quando comparada a outros países no mesmo nível de desenvolvimento do Brasil. Portanto, o ingresso ao nível superior é muito importante no processo de qualificação pessoal e profissional de cada individuo.

No Amapá, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é a maior instituição de ensino superior do Estado. Foi criada pelo Decreto Federal nº 98.997 em 1990 e atua a 21 anos formando profissionais capacitados nas mais diversas áreas da ciência. A Universidade possui atualmente 22 cursos em sua grade de formação e realiza vestibular anualmente para a iniciação de novas turmas.

Imagens da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Fonte: The Green Club.

Hoje em dia, a Extensão Universitária é bastante necessária para a complementação da formação dos acadêmicos, assim como para a comunidade beneficiada das atividades realizadas pela universidade, pois impulsiona a ações sócio-educacionais e culturais. Na UNIFAP, as atividades relacionadas à extensão universitária ficam a cargo da PROEAC (Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias), localizada dentro do campus Marco Zero da Universidade, é administrada pelo Pró-Reitor da PROEAC, o senhor Steve Wanderson Calheiros de Araújo.

Imagens internas da PROEAC, dentro da Reitoria da UNIFAP. Fonte: The Green Club.

A PROEAC tem a finalidade de realizar ações comunitárias e reintegração social através de aulas, cursos de informática e outras atividades, como: o Pró-Estudante Desporto e Lazer, que procura trazer a comunidade para as atividades esportivas; e o Cursinho Pré-vestibular para pessoas carentes, que apresentou alto índice de aprovação no vestibular da instituição. Além disso, uma das ações realizadas pela PROEAC é o projeto Universidade da Maturidade, segundo o senhor Gerson Vanderlei dos Anjos Gurjão, Coordenador Adjunto da Universidade da Maturidade do Amapá, o projeto visa atingir um público alvo acima dos 60 anos de idade, com o intuito de reintegrar o idoso à sociedade e trazer um conhecimento mais técnico para ele. As atividades são coordenadas por professores da UNIFAP auxiliados por monitores, que são os alunos com maior destaque de cada curso e que já tenham completado o 3º ano de faculdade.

Senhor Gerson Vanderlei dos Anjos Gurjão, Coordenador Adjunto da Universidade da Maturidade do Amapá (UNIFAP). Fonte: The Green Club.

A comunidade é participante assídua das atividades realizadas pela PROEAC, as turmas estão sempre cheias de interessados e os cursos são bastante produtivos. Portanto, ações de extensão universitária são muito necessárias, pois tiram os estudantes do habitual ambiente acadêmico e o levam para realidade da vida profissional. Além disso, com o conhecimento adquirido enquanto universitários e auxiliados por professores da instituição, os mesmos têm a possibilidade de ajudar a comunidade mais carente da cidade proporcionando novas perspectivas de crescimento e esperança para aqueles que se viam impossibilitados de progredirem pessoal e profissionalmente.

Participantes das ações realizadas pela PROEAC. Fonte: The Green Club.

Aula de Informática realizada pelo projeto Universidade da Maturidade. Fonte: The Green Club.

Referencias:

Site da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): www.unifap.br

Menezes-Filho. A Evolução da Educação no Brasil e seu Impacto no Mercado de Trabalho. Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. 2001.

comentários

tereza 25/8/2011 - 00h 53

Senhor Coordenador, a página PROEARC, está ótima, infelizmente não tem nenhuma foto dos alunos da Turma ‘A’, que pena. Um abraço e parabéns

tereza 11/9/2011 - 20h 59

Senhor Coordenador, os ex-alunos da UMAP. turma “A”, estarão reunidos para um dia de lazer e lhe convidamos para partiipar conoso, no dia 13 de setembro/2011. Será um prazer tê-lo conosoco

Gerson 20/12/2011 - 12h 41

A ausência de foto da turma”A”, foi em virtude da matéria ter sido feita no dia da aula de Informática da “B”. Um grande abraço D. Tereza.

deixe seu comentário

* Seu comentário:


seven × = 14