23 jan

O que é pegada ecológica?

"Pegada ecológica" é deixar nossa marca pelo Planeta durante nossa jornada. É como caminhar pela praia deixando nossas pegadas na areia.

A pegada ecológica é a forma como deixamos a nossa marca no meio ambiente, pois a nossa caminhada pelo Planeta resulta em rastros, cuja intensidade varia de acordo como caminhamos. É como o resultado de nossa caminhada pela praia deixando nossas pegadas na areia.

Trata-se de uma metodologia de contabilidade ambiental que calcula a influência do nosso consumo como população humana sobre os recursos naturais, que são limitados. Ela nos permite comparar diferentes padrões de consumo e se são compatíveis com a capacidade ecológica do Planeta. É medida em hectares globais por pessoa e, dessa forma, é possível saber o impacto de cada ser humano sobre o Planeta.

A crise desencadeada pelo COVID-19 nos levou a refletir, com maior profundidade, sobre as questões relacionadas ao meio ambiente, pois apesar de não podermos medir todos os efeitos desta crise, sabemos que um conjunto de  indivíduos, famílias, comunidades, cidades estão sofrendo graves consequências nas dimensões econômicas, sociais, sanitárias e ambientais.

Além dos fatos já mencionados, assistimos uma queda acentuada na poluição atmosférica, a ponto de reduzir as emissões totais de carbono no mundo.

O site https://www.wwf.org.br/ possui informações detalhadas sobre o tema.

“ A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano”(site WWF Brasil). Ela contabiliza “os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2)” (site WWF Brasil).

É importante pensar nessas questões para que o planeta esteja saudável. Hoje sabemos que a forma como vivemos no planeta é insustentável, precisamos nos conscientizar de que é necessário revisar nossos padrões de consumo, isso quer dizer: mudanças de comportamento.

E mais:  “A Pegada Ecológica também mede a Pegada de Carbono, a qual representa a área terrestre necessária para depósito das emissões de gás carbônico oriundas da queima de combustíveis fósseis e da produção de cimento” (site WWF Brasil). Atualmente, a Pegada de Carbono responde por mais da metade da Pegada Ecológica total da humanidade. Há uma centena de anos, a Pegada de Carbono era uma fração muito pequena de toda a Pegada Ecológica. Desde 1970, nossa Pegada de carbono total mais do que triplicou.

A Pegada de Carbono da humanidade é a principal causa das mudanças climáticas. Devido ao fato de que geramos emissões gás carbônico em ritmo muito mais rápido do que é possível absorver, existe um acúmulo de gás carbônico na atmosfera e no oceano.

A redução da Pegada de Carbono é parte essencial para acabar com “o abuso ecológico e viver dentro dos limites e meios propiciados pelo nosso planeta. Trata-se, ainda, do passo mais fundamental para conter as mudanças climáticas – resultado mais importante da nossa gastança ecológica em excesso” (site WWF Brasil).

Precisamos cuidar melhor do Planeta.

Referência:

Site da WWF Brasil  https://www.wwf.org.br

deixe seu comentário

* Seu comentário:


1 + three =