21 nov

Cidade de Chaves: um dos paraísos do arquipélago do Marajó

O Marajó é composto pelo maior arquipélago fluvio-marítimo do planeta, são cerca de 2.500 ilhas e ilhotas espalhadas por uma área localizada entre os estados do Amapá e do Pará, na região norte brasileira. O arquipélago é denominado pelo Estado do Pará como uma Área de Proteção Ambiental (APA), o que o torna uma região ecológica protegida oficialmente contra processos de intervenção artificial que possam degradar os ecossistemas.

Localização do Arquipélago do Marajó

A Área de Proteção Ambiental do Arquipélago do Marajó é a maior unidade de conservação do Estado do Pará e também considerada a maior unidade de preservação do Brasil. O limite da área é com o oceano Atlântico, o rio Amazonas e a baía do Marajó.

Imagem aérea da Ilha de Marajó

O ponto central do arquipélago é formado pela Ilha de Marajó, com cerca de 40 mil quilômetros quadrados, sendo considerada a maior ilha fluvial do mundo, abrigando 12 municípios do Estado do Pará. A Ilha de Marajó atualmente tem feito parte do circuito turístico nacional devido a suas belas praias, igarapés, rica natureza e culinária, outros atrativos ficam entorno do ecoturismo e o artesanato, além da criação de búfalos. O artesanato marajoara é famoso em todo o país, assim como as fazendas de criação de búfalos, sendo que a Ilha se destaca como o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil, com cerca de 600 mil cabeças.

Imagem de satélite do arquipélago e da Ilha de Marajó

Dentre os municípios que compõem a Ilha de Marajó, um dos mais conhecidos é a cidade de Chaves. Trata-se de uma pequena e pacata cidade litorânea com uma população estimada em 21.138 habitantes, segundo estimativa de 2010 do IBGE. Destaca-se por sua exuberância cênica e beleza natural, além do povo carinhoso e acolhedor.

Fotos tiradas pela cidade de Chaves (PA)

Fotos tiradas pela cidade de Chaves (PA)

O município de Chaves mais parece um vilarejo, com suas ruas largas, ora concretadas ora formadas por campos naturais, e suas casas coloridas. A praia, com aproximadamente 6 quilômetros de extensão, totalmente plana cercada por areia amarela e água doce, é um presente para quem visita a cidade. Na orla encontra-se também uma vegetação formada por longos campos verdes e árvores de grande porte.

Imagens da praia de Chaves (PA)

Imagens da praia de Chaves (PA)

Na região existem locais de rara beleza, verdadeiros paraísos em plena região amazônica. A paisagem natural do local, com praias e fauna e flora riquíssimas, é o cenário ideal para os amantes do turismo ecológico. Na região os visitantes podem se hospedar em fazendas, que dispõem inclusive de pista de pouso para pequenos aviões.

Quem sobrevoa a cidade se impressiona com as extensas fazendas de gado que cercam o município. A agricultura e o extrativismo também são importantes. As comunidades da região utilizam o cultivo para o próprio sustento, além pra prática da caça e da pesca para consumo e venda. De toda a população do município apenas uma minoria vive na cidade, comprovando o forte elo da população com as zonas rurais e tornando a cidade uma das menores do Brasil em termos de população.

Imagem da orla da cidade de Chaves (PA)

Imagens da cidade de Chaves (PA)

Importantes prédios pela cidade contam um pouco da história do município, como a igreja de Santo Antônio, erguida em 1888. O prédio centenário guarda imagens sacras de grande valor. Outros prédios, como a Prefeitura Municipal e a Câmara da Cidade, apresentam traços da arquitetura clássica incorporada aos aspectos regionais do local. Existem também os cemitérios arqueológicos, tendo o principal localizado na pista de pouso da cidade onde foram descobertos vestígios de um cemitério indígena e 18 urnas com ossos que os pesquisadores acreditam ser dos índios Aruã, primitivos habitantes da região que chegaram por volta de 1450 originários do noroeste do continente americano.

Importantes edifícios da cidade de Chaves (PA)

A cidade também é muito popular na região pelas suas festas anuais, dentre elas a mais conhecida é o Festival do Vaqueiro e do Pescador, que ocorre entre o penúltimo e último final de semana do mês de julho. Dentre as atrações que o festival proporciona aos participantes estão: a corrida de cavalo, a corrida de búfalos, os rodeios, a pesca do maior peixe, apresentação de danças regionais e a escolha da rainha da festa. O Festival do Vaqueiro e do Pescador já dura mais de 20 anos e é ansiosamente aguardado todos os anos pela população.

A cidade de Chaves é um verdadeiro convite para quem procura um local calmo e paradisíaco. A beleza natural do lugar e a forma de vida da população são fascinantes. No entanto, o que realmente chama a atenção é o carinho com que todos recebem seus visitantes, sempre atenciosos, educados e prestativos. Visitar Chaves é com certeza presenciar uma parte das muitas riquezas naturais e culturais que o Brasil possui.

Cidade de Chaves, Marajó (PA)

Referências:

http://dariopedrosa.com/?m=20110609

http://viagembrasilis.blogspot.com/2011/03/curiosidades-e-beleza-e-assim-ilha-do.html

http://www.ferias.tur.br/informacoes/4607/chaves-pa.html

deixe seu comentário

* Seu comentário:


eight − 3 =