23 mar

AS DIFERENTES FUNÇÕES DO ESPAÇO AO LONGO DA HISTÓRIA DA QUADRA CÍVICA DE MACAPÁ

INTRODUÇÃO

A Quadra Cívica está localizada na avenida FAB, no centro de Macapá. No começo, era uma pista de aeroporto, mais precisamente o antigo Campo de Aviação de Macapá, que ainda contava com um aeroclube, um hangar no meio da quadra e uma sede social feita em alvenaria, que continha salão de festa e um bar. Estas informações foi obtida através da entrevista feita para com Aroldo Thadeu da Costa Souza, um antigo morador da cidade, com 74 anos, em fevereiro de 2016, e contou mais sobre a antiga área que hoje está situada a Quadra Cívica até a sua construção. (Aroldo Thadeu da Costa Souza. 2016). Um depoimento de um mecânico de aeronaves na época, Arlindo Oliveira, publicado no jornal Correio do Amapá, diz:

“(..) a pista ficava na atual Procópio Rola, numa área que compreende as avenidas FAB e Raimundo Álvares da Costa, abrangendo o espaço hoje ocupado pela Prefeitura de Macapá, prédio do Hemoap e Palácio do Governo além de toda a área, hoje destinada ao bloco de secretarias do governo do Estado, desde a Leopoldo Machado até a Rua General Rondon.” (Fonte: Jornal Correio do Amapá)

FIGURA 01: Avião Douglas DC3, no Antigo Campo de Aviação de Macapá.

FIGURA 01: Avião Douglas DC3, no Antigo Campo de Aviação de Macapá.FONTE: http://porta-retrato-ap.blogspot.com

Segundo Aroldo, toda esta quadra pertencia ao antigo Aeroclube de Macapá, construído no governo de Janary Nunes, fundada em 14 de março de 1944, pelo Coronel Berlamino Bravo, exilado da Bolívia, a convite do governador, para construir o Aeroclube de Macapá, que no começo, basicamente desenvolveu atividades recreativas, com bailes que começavam as 22:00 h e terminavam no máximo 3:00 h da madrugada.

FIGURA 02: Um baile no Aeroclube.FONTE: http://porta-retrato-ap.blogspot.com

FIGURA 03: O hangar que havia na avenida FAB.FONTE: IBGE

Em 1956, criou o curso para pilotos de aeronaves, que utilizava dois modelos de aviões, o “Paulistinha” e o Douglas DC3. Possuía uma sede própria que se situava ao lado da pista do antigo aeroporto de Macapá, onde hoje estão os blocos das Secretarias de Planejamento e Segurança Pública, na Rua Jovino Dinoá entre as Avenidas FAB e Procópio Rola.

FIGURA 04: Vista Frontal do antigo prédio do Aeroclube de Macapá.FONTE: http://porta-retrato-ap.blogspot.com

FIGURA 05: Flâmula do Aeroclube de Macapá.FONTE: http://porta-retrato-ap.blogspot.com

No ano de 1958 ocorreu a transferência das atividades aeroportuárias do campo de pouso então existente na Avenida FAB para a atual base do Aeroporto Internacional de Macapá. Em 1979, Annibal Barcellos foi designado para ser governador do Território Federal do Amapá, pelo Presidente da República João Figueiredo. No seu primeiro mandato (1979-1985), ficou marcado com a construção de várias sedes administrativas, como a atual Assembleia Legislativa e a Quadra Cívica. Para se construir a Quadra Cívica, o governador desapropriou o aeroclube, que gerou processos contra o governo até os dias atuais por não terem recebidos indenizações, como aponta a professora de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Amapá, Bianca Moro de Carvalho:

“O aeroclube foi desapropriado pelo governo do território federal do Amapá através do decreto territorial número 031 de 23 de outubro de 1975, até presente data o aeroclube não recebeu o dinheiro da indenização, está em precatório.” (Bianca Moro de Carvalho, 2016)

FIGURA 06: Foto antiga da Quadra Cívica, já com a urbanização atual da FAB.Fonte: IBGE

FIGURA 06: Foto antiga da Quadra Cívica, já com a urbanização atual da FAB.Fonte: IBGE

deixe seu comentário

* Seu comentário:


four + 5 =